top of page

entre

é uma exposição da artista Elenize Dezgeniski, onde estão reunidas suas obras com espelhos e palavras, produzidas entre os anos de 2016 e 2022. Uma experiência sensorial imersiva, que transita em composições e sobreposições entre imagem especular, palavra, memória e narrativa.

 

No espaço térreo, o vídeo Parte (2021) e a obra Paisagem (2022) são exibidos juntos. Parte é uma experiência de recolher das palavras seus colapsos. Desejo de tocar nas letras partidas e perceber seus rumores pelo corpo. Sentir onde elas nascem, perdê-las, desencontrá-las, endereçá-las. Como cartas que retornam ao remetente, como postais de viagens pelos labirintos das rugosidades da língua. Já Paisagem aponta para aquilo que vemos dentro e fora simultaneamente, como um olhar que se abre em dois.

 

Na instalação EU LUTO OUTRA LUTA (2016), a frase LUTO LUTA do poeta Décio Pignatari está abrigada entre as palavras EU e OUTRA. O espectador posicionado diante da obra, entre os espelhos, é colocado em um abismo especular, onde EU LUTO se replica ao infinito, assim como a frase OUTRA LUTA. A frase que Pignatari criou junto com seus alunos em 1968, circulou pelas ruas do Rio de Janeiro, como um grito de protesto contra o assassinato do estudante Edson Luís, cometido pelos militares, durante a ditadura militar no Brasil.

 

Na instalação que ocupa o espaço do sótão, estão reunidos os trabalhos invisível cuidado (2016), entre (2021), ouvido esquecimento (2016), vela (2022), e parte esquece parte lembra (2021). Jogos de espelhos, palavras em neon e uma fotografia que desaparece ao ser contemplada, compõem uma narrativa deslizante, que aponta para a passagem do tempo, para a imagem e suas relações com a palavra e os arranjos da subjetividade.

FICHA TÉCNICA

Produção: Débora Zanatta

Projeto expositivo, montagem e design gráfico: Vivaldo Vieira Neto

Iluminação: Wagner Corrêa

Cenotecnia: Cesar Augusto Ribeiro / Estúdio Pontiagudo

Realização: Sesi Cultura / PR

_MG_0994 copy.jpg
_MG_0975.JPG
bottom of page