ELENIZE DEZGENISKI
Parte esquece parte lembra
Série fotográfica
15x21cm, 2021
Parte esquece, Parte lembra consiste num jogo de palavras aplicadas sobre pequenas peças compradas em museus de azulejo. Algumas já foram parte de construções, outras, fora de linha, servem como escassas peças de reposição. O primeiro momento do trabalho foi realizado em 2018, e se apresentava como um jogo de palavras soltas, que podiam ser empilhadas e ordenadas de várias maneiras dentro de sua própria lógica, remetendo a uma espécie de jogo da memória.
Em 2021, tive contato com a obra do escritor, filósofo e educador argentino Carlos Skliar, em especial com os livros "Experiências com a palavra: Notas sobre linguagem e diferença" e "Desobedecer a linguagem: educar".
A partir dos efeitos desse encontro, a obra se abriu para novas possibilidades, apresentando-me uma nova versão do que já parecia resolvido. E não era mais possível interromper o que acontecia de maneira tão espontânea.
Com os cacos de palavras nas mãos, a palavra pensamento foi entrando nos vãos, abrindo as fendas, transbordando nas margens e se infiltrando no trabalho como “na forma disforme que assume nossa língua e nossa vida para poder ser narrada” (SKLIAR, 2012, p. 79). O novo jogo, agora, tinha além do esquecimento, da lembrança e também de seus brancos, a palavra pensamento, que vira cimento, que também parte. Que sente e que se transmuta em pensamento mente, mento, sendo esquece, sendo parte.
Afeto significa ser tocado por algo que modifica e, neste processo, é o afeto como procedimento que vai reordenando as possibilidades do trabalho, enquanto texto, imagem e materialidade.
Desencontrar as palavras e reencontrá-las num jogo onde as coisas se ligam por um mínimo traço e constroem novas cadeias de significação. Levando em conta que o que sobra é sempre um resíduo e que a memória é algo que está em constante movimento. Aquilo que fica do entrevisto, entre ouvido, palavra e esquecimento.
* SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar; Tradução Giane Lessa. 1. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido / coordenadores Jorge Larrosa, Walter Kohan).
SKLIAR, Carlos. Experiências com a palavra: Notas sobre a linguagem e diferença. Rio de Janeiro. WAK editora, 2012.